CÂMARA FICA LOTADA PARA DEBATER TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DA MULHER

AUDIÊNCIA PÚBLICA 04/10/2019
CÂMARA FICA LOTADA PARA DEBATER TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DA MULHER

Iniciando o mês com o objetivo de trazer o tema Outubro Rosa e a sua importância, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara realizou na noite de ontem (3), a Audiência Pública sobre a Composição da Rede de Atenção ao Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama no município e os serviços realizados na Casa Rosa, equipamento público de saúde do Governo do Estado.

A Casa de Leis de Franco da Rocha ficou cheia. Dezenas de pessoas compareceram para tirar suas dúvidas e serem informadas sobre os temas. Para dar esclarecimentos, foram convidadas a secretária Municipal de Saúde, Lorena Rodrigues, e sua adjunta, Maria Emília; o diretor do Complexo Juquery, Glalco Cyriaco, e a articuladora da rede de atenção básica de saúde da região, Geise Lopes.

Mediada pelo presidente da Comissão, vereador Eric Valini, a audiência foi muito informativa. Grande parte dos questionamentos referiu-se ao fechamento da Casa Rosa, que atende no município desde 2002. De acordo com o diretor do Juquery, o que está havendo é a substituição de alguns serviços oferecidos e não o encerramento das atividades.

Os profissionais da saúde convidados fizeram ainda um panorama geral sobre os serviços de atenção à saúde da mulher oferecidos na cidade e quais as perspectivas para os próximos meses.

Tanto público presente como os vereadores fizeram seus questionamentos e considerações. A audiência durou cerca de três horas e meia e, segundo o presidente da Câmara - Alex Caixa, abrir espaços para discutir com a comunidade temas tão importantes é primordial. “O objetivo é ampliar o acesso às informações para assim também garantirmos a qualidade das ações”, enfatizou.

Além do vereador Eric Vali, fazem parte da CCJ, a vereadora Neiva Hernandez (vice-presidente) e o vereador Alex do Posto (relator). Participaram também da audiência os vereadores Kinho Andrade, George Santos, Pablo Cunha, Junior do Sindicato, João Bandeira e Josineto.